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Pastilhas de freio são itens prioritários na revisão preventiva do veículo antes viajar
Condições
das pastilhas são determinantes para garantir a eficiência de frenagem,
principalmente ao trafegar em rodovias que exigem respostas rápidas em
situações adversas
As
pastilhas de freio são itens que sofrem desgaste contínuo porque possuem
material de atrito que ao entrar em contato com os discos fazem o veículo
desacelerar até parar. São parte do sistema dianteiro do freio de veículos
junto com os discos, enquanto as sapatas fazem a mesma função na traseira junto
com o tambor.
Itens
mais exigidos na frenagem, as pastilhas acabam sendo trocadas com mais
frequência que os outros componentes do freio, mas a revisão deve considerar as
peças que formam o sistema de freio, como discos, sapatas, tambores, pinça de
freio, pino deslizante, servo freio e cilindro mestres, assim como o fluido de
freio. “Todos os componentes são importantes para manter a segurança e
desempenho na frenagem”, comenta Ana Paola Sartori, gerente da Jurid,
fabricante de componentes para freio.
No
caso específico das pastilhas de freio, há de se considerar alguns aspectos
relacionados ao desgaste, como ruído de metal
que acontece quando a chapa metálica começa a encostar no disco, pedal do freio
mais baixo ou duro. “Além disso, a redução da eficiência nas frenagens e da
resposta da ação ao tocar o pedal que começa a ficar mais lenta”, acrescenta
Ana Paola.
Todas essas condições indicam que as pastilhas
de freio precisam ser substituídas. Outro ponto importante, além da checagem
dos outros itens do freio, é fazer o pré-assentamento das pastilhas que começa
na oficina com o mecânico realizando 30
frenagens suaves de 50 km/h ou menos,
respeitando o intervalo para que haja o resfriamento dos freios entre uma
frenagem e outra.
Concluída
essa parte na oficina, o mecânico deve orientar o motorista a manter distância segura do veículo da
frente e fazer frenagens suaves nos próximos 300 km rodados para complementar
esse processo que é uma medida importante para o bom desempenho do freio, além
de evitar problemas nos discos de freio e também nas pastilhas que acabaram de
ser instaladas, como ruídos e
também o espelhamento do material de atrito.
Por
isso, Ana Paola recomenda que a troca das pastilhas seja feita com antecedência
da viagem de pelo menos quinze dias para que o assentamento seja executado com
segurança antes de pegar estrada com o veículo.
A
Jurid tem linha de pastilhas, sapatas, fluidos e lubrificantes para o mercado de
reposição que atende a frota circulante de veículos.
Para
garantir produtos com alto desempenho e qualidade, a fábrica em Sorocaba-SP possui
os
mais rígidos processos e certificações internacionais.