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Jurid destaca como evitar ruídos depois da troca das pastilhas de freio
Além do
assentamento correto das pastilhas, reparadores também devem realizar alguns
procedimentos em outros componentes do sistema de freio

A troca das pastilhas de freio exige cuidados que
envolvem todo o sistema composto por vários componentes, entre eles, disco e
pinça, que precisam ser avaliados durante o reparo. A Jurid do Brasil, fabricante
referência em componentes de freios, destaca procedimentos que evitam o ruído,
após a substituição das patilhas de freio.
Os componentes devem ser verificados e realizada a
troca em caso de desgaste, como é o caso do disco de freio que precisa estar
com a superfície plana, livre de ondulações e rebarbas. Do contrário, há
necessidade de avaliar se é possível fazer a retificação ou se é necessário
efetuar a troca, dependendo do nível de desgaste.
Outro ponto importante relacionado ao disco de
freio é que a peça deve estar 100% limpa e isenta de resíduos que possam ser
contaminantes, correndo o risco de espelhar o material de atrito da pastilha. A
limpeza pode ser feita com álcool isopropílico ou detergente neutro, nunca
utilizar produtos derivados de petróleo como gasolina, thinner, etc.
Há o cuidado com os pinos deslizantes da pinça
de freio que devem ser lubrificados para garantir a boa movimentação da pinça
nos momentos de frenagem. Preferencialmente, a recomendação é usar lubrificantes
específicos para pinça de freio que suportem, no mínimo 600°C, para não
derreter. A pinça, quando lubrificada com um produto adequado, como o BL-20, da
marca Jurid, evita o desgaste das peças, ressecamento das borrachas e
travamentos que podem resultar no espelhamento do material de atrito da
pastilha por superaquecimento, além de acelerar a vida útil das pastilhas.
Também é necessário verificar se
existem folgas excessivas nos componentes do sistema de freio
como nos pinos deslizantes e no cavalete da pinça, onde a pastilha é encaixada.
Folgas ocasionam vibrações e, consequentemente, ruídos.
Após a realização de todos esses procedimentos
citados acima, o reparador precisa fazer o assentamento correto das
pastilhas de freio que acabam de ser instaladas para prevenir ruídos
indesejáveis. Para isso, é necessário fazer de 30 a 40 frenagens suaves em
velocidade abaixo dos 60 km/h. Frenagens bruscas em alta velocidade em
pastilhas, ainda em processo de assentamento, também podem espelhar a
superfície do material atrito da pastilha de freio.