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08 de fevereiro

Jurid conta com sapatas de freio com e sem alavanca para vários modelos de veículos

Diferença entre as peças está na aplicação, pois a que possui alavanca facilita a instalação e vem com a letra A no final do código 

A Jurid do Brasil, fabricante especializada em componentes de freios, conta em seu amplo portfólio com linha de sapatas, além de pastilhas, fluido e lubrificante para pinça de freio. Sempre com objetivo de garantir variedade e disponibilidade de itens para atender a frota circulante, a marca desenvolve produtos focados nas necessidades do mercado de reposição. É o caso das sapatas de freio para vários modelos de veículos que oferece a opção com alavanca e sem alavanca.

A diferença entre os dois tipos de sapatas está na praticidade. As peças que levam alavancas facilitam a instalação, evitando que o reparador precise desmontar e fazer todo o procedimento de encaixe da nova sapata na alavanca usada. É importante ressaltar que quando o aplicador compra um jogo de sapata sem alavanca precisa reaproveitar a alavanca da sapata que já estava montada anteriormente no veículo.  Neste caso, a alavanca precisa estar em boas condições, uma vez que também sofre desgaste com o uso. Ao optar pela sapata sem alavanca, a recomendação é verificar o estado da mesma na hora de efetuar a troca.

Para facilitar a identificação, as sapatas com alavanca da Jurid do Brasil levam a letra A no final do código, como este exemplo HQJ-511A, enquanto a peça sem alavanca tem a referência HQJ-511, ambas com aplicação para o mesmo modelo de veículo.

Utilizadas na parte traseira do veículo, as sapatas de freio têm a mesma finalidade das pastilhas que é segurar o veículo durante a frenagem, são menos exigidas quando os freios são acionados, o que implica períodos mais longos de troca. Mas, sempre que é realizada a troca de pastilhas ou de qualquer outra peça de freio, o reparador deve fazer a revisão também nas sapatas e tambor, ajustando folgas que podem existir. Para fazer a verificação, é necessário soltar a parte traseira do tambor, que tem sistema de catraca, e fazer o reparo ou ajuste, se houver necessidade. O estado das sapatas interfere diretamente no desempenho do freio de estacionamento. Ruídos podem indicar problemas no tambor ou nas sapatas.

Durante a substituição das sapatas de freio, é necessário ter cuidado para evitar a contaminação da superfície de contato e fazer a limpeza do tambor.  

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