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Jurid conta com sapatas de freio com e sem alavanca para vários modelos de veículos
Diferença entre as peças está na aplicação,
pois a que possui alavanca facilita a instalação e vem com a letra A no final
do código
A
Jurid do Brasil, fabricante especializada em componentes de freios, conta
em seu amplo portfólio com linha de sapatas, além de pastilhas, fluido e
lubrificante para pinça de freio. Sempre com objetivo de garantir variedade e
disponibilidade de itens para atender a frota circulante, a marca desenvolve
produtos focados nas necessidades do mercado de reposição. É o caso das sapatas
de freio para vários modelos de veículos que oferece a opção com alavanca e sem
alavanca.
A diferença entre os dois tipos de sapatas
está na praticidade. As peças que levam alavancas facilitam a instalação,
evitando que o reparador precise desmontar e fazer todo o procedimento de
encaixe da nova sapata na alavanca usada. É importante ressaltar que quando
o aplicador compra um jogo de sapata sem alavanca precisa reaproveitar a
alavanca da sapata que já estava montada anteriormente no veículo. Neste caso, a alavanca precisa
estar em boas condições, uma vez que também sofre desgaste com o uso. Ao optar
pela sapata sem alavanca, a recomendação é verificar o estado da mesma na hora
de efetuar a troca.
Para facilitar a identificação, as sapatas
com alavanca da Jurid do Brasil levam a letra A no
final do código, como este exemplo HQJ-511A, enquanto a peça sem
alavanca tem a referência HQJ-511, ambas com aplicação para o mesmo modelo de
veículo.
Utilizadas na parte traseira do veículo, as sapatas
de freio têm a mesma finalidade das pastilhas que é segurar o veículo durante a
frenagem, são menos exigidas quando os freios são acionados, o que implica períodos
mais longos de troca. Mas, sempre que é realizada a troca de pastilhas ou de
qualquer outra peça de freio, o reparador deve fazer a revisão também nas
sapatas e tambor, ajustando folgas que podem existir. Para fazer a verificação,
é necessário soltar a parte traseira do tambor, que tem sistema de catraca, e
fazer o reparo ou ajuste, se houver necessidade. O estado das sapatas interfere
diretamente no desempenho do freio de estacionamento. Ruídos podem indicar
problemas no tambor ou nas sapatas.
Durante a substituição das sapatas de freio, é
necessário ter cuidado para evitar a contaminação da superfície de contato e
fazer a limpeza do tambor.