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23 de janeiro
Checagem do nível do fluido de freio garante boas condições de todo o sistema e eficácia na frenagem
Quando
a validade do líquido do fluido está vencida, a viscosidade pode sofrer
alteração, assim como a temperatura de ebulição diminuída, também pode haver o
surgimento de oxidações na parte interna dos componentes.
O líquido de freio funciona como um condutor de pressão. A ação do motorista ao pisar no freio aciona as pastilhas contra os discos gerando o atrito e reduzindo a velocidade do veículo, por isso o fluído é tão importante para a segurança e estabilidade do sistema. Por ser uma substância higroscópica, ou seja, possui uma grande capacidade de absorver umidade precisa ser substituído seguindo a recomendação da montadora.
De acordo com Luciano Costa, gerente geral da Jurid, fabricante de componentes de freios por meio das marcas líderes globais Jurid e Ferodo, o líquido de freio possui validade e quando a mesma é ultrapassada algumas das consequências possíveis são oxidação interna dos componentes e formação de partículas sólidas no sistema.
Luciano Costa lembra que, ao fazer a checagem do nível do líquido, é possível perceber já indícios de contaminação como coloração mais escura, e presença de “borras”.
Uma das recomendações importantes da fabricante para que essa situação não ocorra é fazer inspeções a cada um ano ou 10 mil quilômetros no reservatório para verificar o nível e as condições do fluído.
A possível troca do fluído pode ser avaliada através da medição da porcentagem de contaminação de umidade no fluído.
Com planta em Sorocaba-SP, a Jurid conta com linha de fluidos de freio com padrão de qualidade que atende as exigências das montadoras e possui ampla abrangência da frota circulante. A diferença básica entre os DOTs é a temperatura de ebulição. O DOT 3 atinge o seu ponto de ebulição acima dos 205ºC, enquanto o DOT 4 tem o seu ponto de ebulição acima dos 230ºC e o DOT 5.1 acima dos 260ºC.
O amplo portfólio da marca também é composto com linhas de sapatas de freio, pastilhas e lubrificantes para o mercado de reposição, atendendo a frota circulante de veículos.